quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Como você lida com os relacionamentos?

Sim, temos diversas formas de lidar com as pessoas do nosso convívio e, por acaso, às vezes não percebemos que devemos tratar cada um de forma diferente. O mais importante é conseguir se adaptar aos ambientes que frequentamos e se tornar um ser multifacetado. Nunca ouviu falar? Pois é, hoje tudo é multi: no trabalho temos que ser multitarefa, nos estudos temos que aprender multiculturas, em casa temos que ser multiúso e com os amigos, multidivertidos...
O que está faltando para ser multibilionário? Em um ambiente rodeado por multimídias e vastas multidões temos que ser multiforme para fazer parte deste mundo que se multiplica.
Para isso é importante aprender: você é uma pessoa em casa, outra na escola, outra no trabalho, outra em uma reunião, outra em uma festa, outra quando está sozinho.
No entanto, só com as experiências aprendemos como agir, não é? Mas não deveria ser assim. Também é possível evitar problemas de relacionamentos ou gafes pela observação e por ouvir histórias de outras pessoas. Você não precisa comprovar na própria pele que, falando certas coisas ou deixando de falar, se sairá mal. Escutar é uma virtude, nessas horas é bom ter ouvido de fofoqueiro, porém, cuidado com a fofoca e para quem você conta a fofoca! Ela pode crescer e esmagar você! Às vezes a raiva também esmaga o peito. O que fazer? Bem, mesmo que você esteja com vontade de matar alguém, você deve respirar fundo e pensar melhor!
Quando eu era adolescente, tinha certo medo de falar bobagens, pois minha maior vontade era ter a idade da minha irmã, que é mais velha. Eu tinha por volta de 12 anos e já tinha contato com outros jovens de 16, pois eram as companhias da minha irmã. O problema é que ela, como toda a irmã mais velha, gostava de me ridicularizar quando eu falava besteiras, quando eu queria comentar algo, achando que seria importante ou para me sentir parte do grupo. Então lembro que morria de medo de comentar alguma coisa e ser bombardeada com risadas e xingamentos! Nossa, era complicado. Sendo assim, passei a tomar mais cuidado ao falar, sempre pensava: isso é relevante para o assunto? Bem, caso constatasse que não era, ficava quietinha. Imagino que minha maturidade começou por aí. Na verdade, é muito difícil passar por essa fase! É realmente traumatizante, mas passa! E todas as etapas seguintes da vida vão ensinando coisas melhores e mais interessantes, de modo que tudo é válido, mesmo que tenhamos que sofrer para ultrapassar cada etapa.

Assim como as moléculas de um perfume com o frasco fechado estão em ordem quando presas, ao serem liberadas para o ar, suas moléculas se desordenam, não tem jeito, nós também devemos nos libertar, sair do frasco e sentir o mundo! Faz parte. 

Um comentário:

  1. Muito bom. Conteúdo excelente, fica a sugestão de rever o texto para tirar uns 'te esmagar' intrometido, pois o resto do texto está 'você'.

    ResponderExcluir